World Race League - Você jogaria um RPG de Corridas?


 Olá

Antes de você responder a pergunta do título, deixe-me contar uma história:

No distante ano de 2009, eu estava em um dos momentos mais produtivos no que dizia respeito ao RPG, e também um dos mais problemáticos.

Eu trabalhava em oficinas de RPG no CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) do bairro onde morava, ainda era o organizador do Dia D RPG em Belém e estava trocando o antigo Mundo das Trevas pelo "Novo Mundo das Trevas" e tinha um grupo de RPG onde eu narrava aos sábados.

No CRAS, eu trabalhava em duas oficinas de RPG, uma para crianças de 9 à 12 anos, pela manhã, e outra para adolescentes de 13 à 17 anos, à tarde. O grupo da manhã, por ser menor que o da tarde, tinha 6 crianças que participavam dela, era o meu campo de testes para estudar a aplicação do RPG como ferramenta de ensino, e era com eles também que eu buscava aprender e aplicar novos jogos, afinal, estava fora de cogitação narrar Vampiro: A Máscara para a criançada.

Os primeiros que usei foram os livros da série Mini-GURPS, da Devir e o RPGQuest da Daemon, e este era ótimo para a imersão por conta das miniaturas de papel e dos mapas. Mas eu sempre buscava narrar outros jogos para que eles tivessem uma visão mais plural do RPG, e entendessem que ele não se resumia apenas à cenários históricos e fantasia medieval.

Um dia, eu levei para a oficina um dos jogos mais obscuros que tinha, e ainda tenho, na minha coleção, o "Powers Cars", ele me foi enviado pelo Carlos Eduardo Lourenço, o Caco da Devir, em 2007, para ser usado nas oficinas do primeiro Dia D RPG e era um RPG criado pela Editora Manticora e pela Volkswagen, em 2006, com uma pegada de Transformers e era o único jogo com o sistema D20 que eu tinha, acabei utilizando ele para apresentar o sistema para a molecada. Eles gostaram bastante do jogo, com suas corridas e lutas robôs não tão gigantes, nunca pensei que eles fossem se empolgar tanto com uma batalha entre um CrossFox e um Gol!

Mas, foi somente na leitura do jogo para usar na oficina que eu percebi que ele não possuía regras para corridas, apesar delas serem um dos temas recorrentes do jogo. Quando procurei o site do jogo, que hoje está fora do ar, vi que elas eram usadas mais como um jogo de tabuleiro do que RPG, e eu tive que criar as minhas regras para narrar as corridas.

Na criação de tais regras, eu tive a ideia de criar também um RPG de corridas, unindo as minhas maiores paixões naquela época, e até hoje, o RPG e a Fórmula 1. Como a maioria das ideias que eu tenho no banho, e essa foi uma delas, parecia uma excelente ideia, e na minha cabeça, de fácil execução, eu já tinha algumas regras esboçadas para o D20, tinha um grupo de jogo para os testes e um tempo para me dedicar à escrita, então, porque não?

No campo das ideias, toda ideia é boa, mas na hora de transformar a tal ideia em realidade, alguns problemas surgiram; Primeiro, eu tenho um conhecimento relativamente alto de Fórmula 1, mas explicar o que é, e como é a Fórmula 1 para um pessoa leiga, não era um conhecimento que eu possuía, segundo, o meu conhecimento do D20 era mínimo, tudo o que eu sabia se resumia ao que estava nas páginas do "Power Cars".

Não preciso dizer que os testes, apesar de satisfatórios, do ponto de vista do exercício de criação, foram um desastre. Eu saturei tanto o meu grupo com corridas e regras que tem gente que não fala comigo até hoje por conta disso, mas, lições foram tiradas e aprendidas nos testes, e a principal delas era que eu precisava de um sistema de regras que eu dominasse melhor para conseguir dar forma ao jogo e que ele tinha que ser simples, de complicado já bastava o próprio tema do jogo.

E foi assim que caiu em minhas mãos um sistema que eu conhecia, mas sempre ignorei por achar que ele era bom para iniciantes e somente para iniciantes, como o próprio autor do jogo já disse, havia opções melhores para jogar. Mas para o meu jogo ele era perfeito em quase todos os aspectos: O 3D&T.

Quando eu utilizei o 3d&t na adaptação, o jogo ganhou nova forma, ficou mais dinâmico, mais rápido, como tem que ser um jogo de corridas, as novas vantagens que eu havia criado funcionavam bem dentro das regras, juntamente com as modificações que eu havia feito em algumas que já existiam no sistema. Lógico que nem tudo era perfeito, mas era menos culpa do sistema e mais minha mesmo, já que eu tentava emular no jogo, quase tudo o que poderia acontecer em uma corrida de Fórmula 1, o que, claramente, era impossível. 

Com o 3D&T, eu criei duas versões do jogo, uma adaptação da Fórmula 1, com direito a ficha de todos os pilotos campeões postadas no meu antigo blog, e a criação de uma nova categoria de automobilismo, a World Race League, baseada em uma extinta categoria real de corridas e no famigerado filme do Speed Racer.

Essa segunda versão eu perdi quando tive um problema no meu computador em 2010. Consegui reescrever a maior parte dela em 2011, mas como já estava na universidade, o meu tempo havia ficado muito escasso para escrevê-la de forma satisfatória, além do mais, o meu grupo de RPG se separou de vez nesta época. Eu ainda tentei voltar ao texto em 2013, mas, mais uma vez, não consegui terminar, apesar da ajuda de alguns amigos.

O jogo passou 7 anos esquecido por mim, não totalmente esquecido, o que realmente me faltava era tempo para retomar a leitura, voltar a ler o 3D&T para saber se ele ainda funcionava como sistema para o jogo, para finalmente chegar à uma forma final dele, pela primeira vez desde 2009.

 E então, veio a Pandemia e tirou tudo da maioria de nós, e para alguns poucos privilegiados, ela devolveu o tempo, mas à um custo muito alto. Entre as centenas de coisas que fiquei buscando para me ocupar nestes, agora, 6 meses que estou em casa, um dia eu me lembrei do jogo, o World Race League e decidi dar uma olhada nele e ver se ainda tinha algum futuro.

Mas, em 2020, eu estou afastado do RPG já há muito tempo, apesar de ter voltado a narrar meses antes da Pandemia começar, eu tinha me afastado completamente do cenário rpgístico brasileiro. Não vou listar aqui os motivos, mas eu estava bem decepcionado com o RPG, principalmente aqui em Belém, onde moro. E nossa, como ele mudou, pelos menos nacionalmente...

Em agosto, eu decidi não só trabalhar mais uma vez no WRL, como também revisitar o 3D&T, ver o que tinha mudado, o que tinha de novo, e como fiz 11 anos atrás, comprei alguns livros, um caderno, fiz uma xícara de café  e comecei a ler, escrever e testar.

Então, se você tiver interesse em jogar um RPG de corridas e viver na pele de um piloto arriscando a sua vida em busca de um título mundial e enfrentando perigos dentro e fora das pistas, fique de olho neste blog que eu irei começar a postar sobre o desenvolvimento do jogo por aqui.

Só tenha cuidado nas curvas!

Bruno Neves "Chuva Vermelha"







Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. No aguardo por novidades.
    Qualquer coisa me chama no wa.me/5521985230503

    ResponderExcluir
  3. Se precisar de jogador pra testar o jogo (on-line), tamos aews! Boa sorte na retomada do projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mike!
      Assim que conseguir finalizar a nova versão, vamos marcar a jogatina!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Máquinas de combate: Os carros da World Race League.

O personagem do jogo: O Piloto de Corridas!